{getToc} $title={Índice}
O ESP-IDF é o framework e sistema operacional oficial da Espressif Systems para programar os MCUs da mesma, como o ESP32. Neste artigo, será apresentado como configurar o Visual Studio Code para trabalhar com o ESP-IDF. No momento em que este artigo foi escrito, a versão estável do ESP-IDF é a v5.2.2.
Pré-requisitos
Primeiramente, deve-se instalar o VS Code, navegando até a página de downloads[1] do editor de textos.
Caso o sistema operacional seja Linux e possua o gerenciador de pacotes snap, pode-se instalar com o comando a seguir:
sudo snap install code
Se o sistema operacional for Linux ou macOS, deve-se instalar também os pré-requisitos presentes na página oficial do ESP-IDF [2].
Para evitar problemas ao fazer o flash na placa no Linux, deve-se adicionar o usuário aos grupos uucp e dialout, com os comandos a seguir (para aplicar as modificações, o usuário terá que reiniciar a sessão ou reiniciar o computador):
sudo usermod -aG uucp $USERsudo usermod -aG dialout $USER
Instalação ESP-IDF no VS Code
Após instalados o VS Code e os pré-requisitos, abra a aba de extensões do VS Code e procure por ESP-IDF.
Depois de instalada a extensão, vá na aba do ESP-IDF explorer na esquerda e em Configure ESP-IDF Extension ou pressione F1 para abrir a paleta de comandos do VS Code e procure por ESP-IDF: Configure ESP-IDF Extension. Na tela que aparecer, clique em EXPRESS para começar a configuração rápida.Na próxima tela, será configurada a instalação do ESP-IDF no computador.
O campo Select ESP-IDF version permite o usuário escolher a versão do ESP-IDF a ser instalada. Caso já possua o ESP-IDF instalado na máquina, basta selecionar a opção Find ESP-IDF in your system. Caso contrário, selecione a versão do ESP-IDF que deseja instalar, neste caso será utilizada a versão v5.2.2, que é a versão estável atual.
Também é possível de se alterar os diretórios onde serão instalados o ESP-IDF e o ESP-IDF Tools, e no Linux pode-se alterar inclusive o executável do Python a ser utilizado. Contudo, é recomendado que não se altere essas configurações caso não tenha o conhecimento necessário.
Após isso, basta clicar em Install para iniciar a instalação.
Ao terminar a instalação, o ESP-IDF já estará pronto para ser utilizado no VS Code!Em sistemas Linux, após a instalação, deverá aparecer um comando que deve ser executado no terminal com privilégios de sudo, basta copiá-lo e executá-lo em um terminal para assim finalizar a instalação.
Criando um projeto a partir de um exemplo
Para criar um projeto a partir de um exemplo, vá na aba do ESP-IDF explorer na esquerda, depois em Show examples e selecione Use current ESP-IDF.
Na aba de exemplos, em get_started selecione o projeto hello_world e depois Create project using example hello_world. Após isso, selecione a pasta onde deseja salvar o projeto, e confirme:Por fim, o projeto será criado e um workspace com o projeto será iniciado. Na barra inferior ficam os comandos específicos do ESP-IDF:
Selecione a porta onde o ESP32 está conectado, o modelo do mesmo e logo após faça o build do projeto. No setup utilizado para este artigo, o ESP32 está conectado na porta COM5 via conversor USB-Serial, o modo de flash é UART e o modelo do ESP32 é o esp32c6 (via ESP-PROG).
Se o build ocorrer corretamente a seguinte mensagem será mostrada no terminal:
Project build complete. To flash, run:ESP-IDF: Flash your project in the ESP-IDF Visual Studio Code Extensionor in a ESP-IDF Terminal:idf.py flashoridf.py -p PORT flashorpython -m esptool --chip esp32c6 -b 460800 --before default_reset --after hard_reset --port COM5 write_flash --flash_mode dio --flash_size 2MB --flash_freq 80m 0x0 bootloader/bootloader.bin 0x10000 hello_world.bin 0x8000 partition_table/partition-table.binor from the "c:\Users\mathe\Desktop\esp_examples\hello_world\build" directorypython -m esptool --chip esp32c6 -b 460800 --before default_reset --after hard_reset write_flash "@flash_args"
Para fazer o flash, clique em ESP-IDF: Flash device (símbolo de relâmpago) e depois abra o monitor clicando em ESP-IDF: Monitor device (símbolo de um monitor) para visualizar a execução do código.
Em caso de sucesso, o projeto será executado conforme a seguir:
Hello world!This is esp32c6 chip with 1 CPU core(s), WiFi/BLE, 802.15.4 (Zigbee/Thread), silicon revision v0.0, 2MB external flashMinimum free heap size: 467556 bytesRestarting in 10 seconds...Restarting in 9 seconds...Restarting in 8 seconds...Restarting in 7 seconds...Restarting in 6 seconds...Restarting in 5 seconds...Restarting in 4 seconds...Restarting in 3 seconds...Restarting in 2 seconds...Restarting in 1 seconds...Restarting in 0 seconds...Restarting now.
Dicas e considerações finais:
Seguindo os passos deste artigo é possível de se começar a programar o ESP32 com o ESP-IDF pelo Visual Studio Code!
No caso do projeto não conseguir encontrar algumas referências, instale a extensão "C/C++" da Microsoft, pressione as teclas "ctrl ," depois em workspace procure por compileCommands, e adicione a mensagem "${workspaceFolder}/build/compile_commands.json". Após o build, as referências deverão ser encontradas.