{getToc} $title={Índice}
Java 11 ou superior, Python 3.6 ou superior e Git:
O que é IDE?
Um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE - Integrated Development Environment) reúne ferramentas normalmente utilizadas para o desenvolvimento de aplicações em uma única interface gráfica do usuário (GUI). Esse ambiente é normalmente composto de um editor de texto para criação e alterações dos códigos fontes, um compilador/cross-compilador para geração dos binários resultantes do código fonte e um depurador para acompanhamento passo-a-passo da execução do código auxiliando a identificação de bugs. [1]
Para a família de microcontroladores ESP32, fabricados pela Espressif, temos como opções para desenvolvimento de firmware embarcado algumas ferramentas, tais como a plataforma Arduino, PlatformIO, o framework ESP-IDF através do prompt de comandos, o ambient Espressif IDE, etc.
Instalando o Espressif IDE
O ambiente Espressif-IDE é baseado no Eclipse CDT (C/C++ Development Toolkit), porém com o plugin IDF Eclipse já integrado. Ele possui os plugins essenciais do Eclipse CDT, OpenOCD e outros plugins de terceiros para permitir o desenvolvimento de aplicações com o ESP-IDF. Começou a ser disponibilizado na release 2.3.0 do idf-eclipse-plugin. [2]
Pontos de destaque desse ambiente: [3]
- Framework ESP-IDF totalmente integrado e fácil de utilizar
- Editor de arquivos CMakeLists.txt integrado
- Suporte a gravação por UART e JTAG
- Depuração através de OpenOCD ou GDB
- Monitor ESP-IDF integrado para exibição da porta serial
- Análise do uso estático de memória
- Suporte aos chips ESP32, ESP32-S2, ESP32-S3 e ESP32-C3
- Sistemas Operacionais suportados: Linux, macOS e Windows
Nesse artigo será demonstrada a instalação do ambiente Espressif IDE na release 2.6.0 do idf-eclipse-plugin utilizando o sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Recomendável que seja Ubuntu 18.04 LTS ou superior).
Instalando os pré-requisitos
```bash
sudo apt-get update && sudo apt-get install openjdk-11-jre python3 git
```
Como obter o ambiente Espressif IDE
Na página de releases do idf eclipse plugin, temos os links de download do Espressif IDE.
Link para Linux: Espressif-IDE-2.6.0-linux.gtk.x86_64.tar.gz
Para descompactar use o comando tar xvzf Espressif-IDE-2.6.0-linux.gtk.x86_64.tar.gz ou alguma ferramenta para arquivos compactados.
Abra um terminal na pasta descompactada e execute o comando chmod +x espressif-ide pra tornar arquivo espressif-ide executável e por fim, execute-o.
Figura 3 - Executando o Espressif IDE
Escolha o diretório que será workspace do Espressif IDE.
Figura 4 - Escolhendo a localização do workspace do Espressif IDE
Após a escolha do diretório da workspace, aparecerá a tela inicial do Espressif IDE.
Figura 5 - Tela inicial do Espressif IDE
Agora com o Espressif IDE já instalado e funcional, é necessário instalar o framework ESP-IDF para ser possível programar os microcontroladores da família ESP32.
Na barra de menus, entre em: Espressif → Download and Configure ESP-IDF
Figura 6 - Configurando e baixando o ESP-IDF
Nessa tela, é possível OU escolher um diretório já existente do ESP-IDF clicando no checkbox Use an existing ESP-IDF directory from file system e selecionando o diretório existente do ESP-IDF OU escolher uma versão do ESP-IDF (recomenda-se uma versão estável) e o diretório para baixá-lo.
Figura 7 - Configuração do ESP-IDFNessa demonstração foi escolhido o diretório /home/nome_do_usuário/Espressif/esp-idf.
Figura 8 - Selecionando o diretório para baixar o ESP-IDF
O status do download do ESP-IDF aparecerá na aba Progress.
Figura 9 - ESP-IDF sendo baixado
Após finalizado o download do ESP-IDF o seguinte pop-up irá aparecer. Esse pop-up é referente a instalação do conjunto de ferramentas necessárias para o ESP-IDF (ccache, cmake, esp32ulp-elf, idf.py, mconf, ninja, openocd-esp32, xtensa-esp32-elf). Clique em Yes para dar início ao processo de instalação dessas ferramentas.
Figura 10 - Instalação de conjunto de ferramentas necessárias para o ESP-IDF
Na seguinte tela normalmente as informações de localização já são preenchidas, caso não sejam, configure o diretório do ESP-IDF que foi baixado anteriormente, a localização dos executáveis do git e do python3. Com essas configurações feitas clique em Install Tools.
Figura 11 - Configurando e baixando o ESP-IDF
O status da instalação das ferramentas aparecerá na aba Progress.
Figura 12 - Configurando e baixando o ESP-IDF
Após a finalização da instalação dessas ferramentas o ambiente Espressif-IDE estará pronto e operante para programação dos microcontroladores da família ESP32. Dê dois cliques no nome da aba que está aberta, no caso da imagem clique na aba "Progress" ou vá em Window → Perspective → Reset Perspective para ter o ambiente pronto para iniciar projetos.
Agora está tudo pronto para começar a programar microcontroladores da família ESP32 utilizando o Espressif-IDE. Fique ligado nos próximos posts do MicroProgramador para aprender como iniciar projetos com o exemplo hello_world no Espressif-IDE.
[2] Espressif IDE