Neste artigo será mostrado como criar um novo projeto para a placa OM13098 [1] da NXP e testar algumas de suas funcionalidades disponíveis.
Caso ainda não possua o MCUXpresso IDE e a SDK instalados, pode ver como fazer isso aqui [2].
Exemplo de projeto importado da SDK
Para validar tanto a instalação da SDK quanto o funcionamento correto da placa e de alguns dos seus periféricos, pode-se utilizar um projeto exemplo importado da SDK. Pra isso, deve-se clicar em Import SDK example(s)… seja pelo barra Project Explorer no lado esquerdo, ou pelo Quickstart Panel no lado esquerdo inferior.
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Figura 1 - Importar exemplo da SDK |
Na hora de criar um projeto, é possível de se criar mais de um projeto ao mesmo tempo, selecionando mais de uma caixa de seleção. Os projetos criados terão o seu nome com o prefixo determinado em Project name prefix e sufixo determinado pelo Project name suffix. Tomando como exemplo o projeto hello_world, se o prefixo for lpcxpresso54628 e o sufixo example, o projeto terá o nome lpcxpresso54628_hello_world_example.
Para validar o funcionamento do painel touchscreen LCD, pode-se utilizar o exemplo touch_cursor, do grupo demo_apps. Para este caso, será utilizado o prefixo padrão lpcxpresso54628 e o sufixo será alterado para test, a fim de não ser confundido com possíveis projetos que possam vir a existir no futuro.
O local que o projeto ficará salvo no seu computador pode ser alterado desmarcando a opção Use default location. Com essa opção marcada, o projeto será salvo na pasta do seu workspace, dentro de uma pasta com o nome do prefixo definido anteriormente.
As demais opções podem ficar da maneira que já estão configuradas, basta então clicar em Finish e o projeto será criado.
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Figura 2 - Projeto exemplo touch_cursor |
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Figura 3 - Projeto exemplo importado no workspace |
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Figura 4 - Local do botão de Build |
Se não houverem erros, você verá a mensagem semelhante a esta no Console, na parte inferior da tela:
09:51:37 Build Finished. 0 errors, 0 warnings. (took 3s.779ms)
A próxima etapa é fazer o flash do projeto na placa e a depuração do código. Para fazer isso, será usado a ferramenta de debug.
Conecte o cabo USB na porta de Debug, conforme indicado na figura 5.
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Figura 5 - Indicação da porta USB para Debug |
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Figura 6 - Indicação do botão de Debug na IDE |
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Figura 7 - Janela de opções de Debug |
Clicando no nome do probe desejado, e depois em OK, o programa será carregado e a interface mudará para o modo de debug. Caso seja desejado, pode-se pressionar e arrastar as abas da IDE para posicionar de modo mais agradável para o usuário.
Figura 8 - MCUXpresso em modo de Debug |
Depois disso, o programa já estará sendo carregado no MCU, e basta clicar no botão Resume (ou F8 no teclado) para continuar o debug e visualizar o seu funcionamento na placa.
Caso há algum erro durante a execução, e o exemplo não funcione como deveria, o problema pode ser no display definido como padrão no código. Para trocar, basta mudar o define DEMO_PANEL (linha 22, pode ser visto na figura 3) de DEMO_PANEL_RK043FN66HS para DEMO_PANEL_RK043FN02H no arquivo touch_cursor.c dentro da pasta source e repetir a operação de debug.
Exemplo de projeto próprio utilizando a SDK
Figura 9 - Novo projeto do MCUXpresso |
Figura 10 - Novo projeto criado no MCUXpresso |
Na pasta source, o arquivo LPC54628_Project_example.c irá conter a main do Projeto, conforme pode ser visto na figura 10.
Figura 11 - Local dos LEDs e da chave SW5 |
No arquivo board/board.h existem algumas definições que podem ser úteis e que utilizam as mesmas nomenclaturas da placa.
Para mudar o estado dos LEDs, existem os macros LED1_ON e LED1_OFF para o LED1, e LED2_ON e LED2_OFF para o LED2.
```c
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